terça-feira, 4 de novembro de 2008

Preocupação de Um Estranho




Os nossos jovens, hoje, precisam de saber que nós adultos estamos atentos aos problemas que eles encontram no dia a dia.
Já não chega as relações superficiais, hoje mais que a estabilidade material, é a emocional que lhe é necessária.
Já passou o tempo em que eles se contentavam com um “porque é assim”.
Muito cedo os jovens são confrontados com problemas da vida, muito cedo, alguns tomam caminhos sinuosos.
Nem sempre os adultos se apercebem dos problemas dos jovens, isso porque as vezes estão mais preocupados com o bem-estar material. Hoje a vida é rápida e todos queremos uma porta de saída, e esquecemo-nos do mais importante.
Deveríamos parar e pensar, se é este tipo de vida que desejamos para os nossos jovens.
Quando revejo a minha infância, lembro-me de juntamente com meu avo levar a cabra a pastar, havia sempre risos e historias, tínhamos tempo.
Hoje, nem para passear com os nossos filhos temos tempo, e quando alguém consegue essa proeza é à pressa, por isso tentamos compensar com o bem material, fazendo com que cada vez mais os jovens se sintam perdidos.
Gosto dos jovens, gosto de os ver passar, de os ouvir falar, de os ver sonhar, de os ver rir. Revejo-me neles, eles não pedem muito, apenas adultos mais atentos e presentes.
No escutismo, tomamos o tempo de os deixar falar, de os escutar, de os ouvir, deixamo-los exprimir-se, somos como que um irmão mais velho.




É publicado com a aprovação da equipa “Salgueiro Maia”
“Joana – Marlene – Jacinta – Vasco – Nicola – Filipe – João -Emanuel”

"Águia Paciente"

1 comentário:

Anónimo disse...

Vendo o que se passa em nosso redor, droga, alcool, crime, entre outras situações menos agradáveis temos que parar para reflectir e verificarmos onde é que se está a falhar. Neste tempo em que tudo anda a uma velocidade estonteante por vezes esquecemo-nos de olhar, não para o nosso lado, mas sim para dentro de nós para verificarmos se estamos a priorizar de forma correcta a nossa vida.
Os jovens a maior parte das vezes necessitam mais de um minuto da nossa atenção do que todo o conforto que se pode adquirir com uma conta bancária bem recheada.
Por isso e por tudo o que está dito na mensagem eu concordo contigo Águia Paciente.
Por isto e por tudo o que é a mensagem e o objectivo escuta eu estou e estarei sempre contigo independentemente dos escolhos que iremos encontrar pelo nosso caminho.
Para ti e para todos os jovens e escutas em particular e nomeadamente para os do Agr 1053 uma forte canhota amiga
Paulo Carneiro
Morcego das Cavernas